Postagem em destaque

Como descobrir a senha criptografada de alguém

Tudo que você precisa saber antes de começar a morar sozinho

Eu tenho hoje 26 anos e moro sozinho há mais de 10 anos, por isso posso falar com uma certa propriedade do que é morar sozinho, né? Se isso aqui não fosse o Linkedin, falaria em ter sua liberdade, em não ter que dar satisfação para ninguém, em poder cagar de porta aberta e tal, mas mesmo com esses textos de linguagem tão disruptiva que posto aqui, ainda estamos no Linkedin e por isso vou falar aqui coisas um pouco mais chatas que precisam ser ditas.
Morar sozinho quer dizer que você terá maiores responsabilidades na sua vida, nos seus hábitos e na sua casa. Já que não tem mais ninguém em casa que vai lembrar de pagar a luz, de colocar comidas saudáveis na geladeira e de julgar seus hábitos, você vai ganhar grandes poderes sobre você mesmo.

O sábio Tio Ben já sabia que grandes poderes precisam ser muito bem administrados e é isso que você precisa fazer agora.


O primeiro passo é PLA-NE—JÁ-MEN-TO e agora que você está virando um homenzinho seja muito bem-vindo ao fabuloso mundo das despesas fixas! - Que coisa linda que elas são (ironia) - Uma despesa fixa é aquela você não pode cortar dos seus gastos mensais e isso, meu amigo, é o que faz seu salário não render. Abaixo vou listar alguns dos mais comuns gastos que você obrigatoriamente terá todo mês:
  • Aluguel
  • Condomínio
  • IPTU
  • Água
  • Luz
  • Gás
  • Internet
  • Celular
  • Transporte
  • Alimentação

Parece muito, né? Isso é o básico, cara. Muita gente também vai incluir na lista: faculdade, carro, seguro, gasolina, gastos com animais de estimação, escola, creche (...)

COUBE NO ORÇAMENTO! Você somou tudo e pode seguir plano. O próximo passo é achar um bom lugar para morar, isto é, algum lugar que seja próximo do seu local de trabalho. Talvez morar perto do trabalho represente uma fatia maior do seu orçamento do que morar naquele apartamento que você achou com um preço ótimo, mas aquele apartamento vai fazer você gastar mais dinheiro e tempo com o transporte. Decidir onde quer buscar uma casa vai ser uma decisão muito pessoal, já que talvez você prefira morar perto da vida noturna, talvez seja o trabalho, a faculdade, talvez seja a estação de metrô... mas ponha no papel o porquê das suas escolhas, para justificar o preço do imóvel que está buscando.
Encontrou o lugar perfeito e agora seria a hora de dizer que você precisa de móveis, mas o que eu vou falar sobre isso? Você precisa dar prioridade para geladeira, fogão, cama, mesa, cadeiras, guarda-roupas e máquina de lavar. Mas seus móveis e utensílios domésticos serão escolhidos de acordo com suas necessidades. O melhor conselho que posso te dar sobre isso é: escolha móveis baratos e que você realmente vai precisar. Cara, você está começando sua vida agora! Pra quê vai gastar 2 mil reais em um guarda-roupas se daqui a 1 ano você pode se mudar de novo e cada vez que você desmontar e remontar vai diminuir a qualidade dele? Seja prático! Menos é mais.
Casa montada! Morando onde você queria, com os móveis que você precisa e tudo cabendo no seu bolso. Tá bonito! Tá bacana! Agora que começa o teste de fogo...
Acordar cedo, por exemplo, é um hábito que dependerá de você. Seja produtivo! Não é porque não tem mais ninguém para julgar seus hábitos que você vai deixar de ser essa pessoa 1% melhor a cada dia, né? Crie regras e rotinas! Aqui em casa todo o sábado é dia de limpar a casa, só posso dormir até as 09:00h no sábado e até as 10:00h no domingo, tem que ter frutas frescas na geladeira, o almoço da semana é cozinhado no domingo e preciso passear com o cachorro todo dia. São coisas pequenas, mas que fazem muita diferença na minha qualidade de vida e também fará sua.
Quando comecei a morar sozinho eu só queria comer besteira. Era salgadinho no almoço, hambúrguer na janta e pizza de lanche da tarde - felizmente meus 15 anos de idade não me deixaram engordar. Eu comia tanta merd*, que um dia fui a um restaurante de comida a quilo e quando cheguei na parte de salada do buffet eu comecei a salivar olhando aquele monte de mato. Enchi meu prato de salada e comi como se fosse a coisa mais gostosa do mundo! Acho que era meu corpo falando "COME UMA COISA SAUDÁVEL, PELO AMOR DE DEUS!!!!!". Depois disso passei a dar mais importância para o tipo de alimento que coloco no meu carrinho de supermercado. Você não precisa ser um cara fitness, mas pense duas vezes antes de encher a geladeira de lasanha congelada e refrigerante, está bem? Então está bem!
Ps.¹: Por mais saudável que você seja, tenha sempre a mãos remédios básicos, material de primeiros socorros e alguém que você possa contar em caso de emergência.
Ps.²: Chuveiros queimam, máquinas quebram, pó se espalha pela casa e louças sujas se multiplicam com muita velocidade.
Ps.³: Lave suas roupas antes que você não tenha nenhuma para usar.
Ps.⁴: Deixe uma chave reserva com alguém de confiança. Afinal, você não quer ter que chamar um chaveiro às 02:43 da madrugada e ainda pagar os olhos da cara por isso